Inicia colheita do trigo no RS

Aumento da área de trigo colhida alcançou 3% da área cultivada

Com a diminuição das precipitações e a continuidade de alguns dias ensolarados, houve aumento da área de trigo colhida no Rio Grande do Sul, que alcançou 3% da área cultivada. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado nesta quinta-feira (05/10) pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), a cultura está progredindo rapidamente em direção aos estágios de enchimento de grãos e maturação, que representam respectivamente 58% e 23% do desenvolvimento. Nessas fases, determina-se a produtividade, incluindo o tamanho e a qualidade dos grãos, pois o número de plantas e a quantidade de grãos por planta já foram definidos nos estágios iniciais do crescimento do trigo.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, na Campanha, as condições climáticas adversas em setembro afetaram as lavouras implantadas no início do período recomendado, que estão em fase reprodutiva, com danos causados pela incidência de doenças fúngicas. Os acionamentos do Proagro aumentam à medida que as lavouras atingem a fase de maturação. Em Alegrete, as estimativas já apontam redução de 15% no potencial produtivo da cultura. As perdas na região, até o momento, correspondem a 10% em relação à produtividade inicialmente prevista.

Na região de Santa Rosa, 32% das lavouras estão em enchimento de grãos; 57% na fase de maturação; e a colheita alcançou 11% da área cultivada. No entanto, as lavouras colhidas também apresentam redução na produtividade, em relação à expectativa inicial, que era de 3.267 kg/ha, mas atualmente a média registrada é de 2.735 kg/ha, representando uma redução média de mais de 16%. Na Região das Missões, a redução é de aproximadamente 20%. Algumas cargas recebidas por cooperativas já foram classificadas como triguilho, que apresenta PH abaixo de 72 e valor de venda a R$ 30,00/sc. de 60 kg.

Fonte: Emater